Centro Médico de Ribeirão Preto

2° Simpósio de Saúde Mamária acontece nos próximos dias 6 e 7 de novembro


                                                   O evento será online e terá doações voluntárias em prol do GACC  
                                                           Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Ribeirão Preto

 

    Depois do sucesso da 1ª edição do Simpósio de Saúde Mamária, em novembro de 2019, que contou com a presença de palestrantes e especialistas de renome nacional e internacional, este ano promete repetir o mesmo êxito, ou até mais abrangente, devido ao novo formato, totalmente online, o que ultrapassa fronteiras. A plataforma digital que será utilizada, Cisco Webex, foi disponibilizada pela Unimed Ribeirão Preto. A transmissão será da sala online do Centro Médico, com os equipamentos cedidos pela Dra. Liyoko Okino.

    O evento, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro de 2020, é promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional São Paulo; Unimed Ribeirão Preto  e pelo Centro Médico de Ribeirão Preto - 6ª Distrital da APM (Associação Paulista de Medicina), de onde serão transmitidas as palestras.  De acordo com um dos organizadores do evento, Dr. Carlos César Montesino Nogueira, que é mastologista, ginecologista e ultrassonografista, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

    Na programação serão abordados mais de 18 temas, entre eles: Atenção à saúde da mulher no Brasil; Novas tecnologias no atendimento à saúde da mulher; Como evitar processos judiciais na prática clínica; Desafios da defesa profissional no atual cenário político. A importância do associativismo; Atualidades no tratamento do câncer de mama: novas práticas; Autoestima, imagem corporal e a adesão ao tratamento das mulher com câncer de mama; Métodos contraceptivos e câncer de mama; Sexualidade e câncer de mama; Mastalgia e derrames papilares: como conduzir; Ressonância magnética das mamas: quando solicitar; Qual a melhor biópsia: mamotomia, entre outros. 
    Segundo Dr. Montesino, o público-alvo são: médicos ginecologistas, mastologistas, residentes e estudantes de Medicina, entre outros profissionais de saúde. As inscrições serão gratuitas e logo serão abertas através do site do Centro Médico de Ribeirão Preto. O evento também será uma oportunidade para os participantes fazerem contribuições voluntárias no valor de R$ 30,00 em prol do GACC - Grupo de Apoio à Criança com Câncer.