Câmara Municipal entrega título de Cidadão Ribeirãopretano ao advogado Dr. Brasil Salomão


 

 

No último dia 29 de setembro, o plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto recebeu grande número de pessoas que prestigiaram a entrega do título de Cidadão Ribeirãopretano, concedido ao advogado Dr. Brasil do Pinhal Pereira Salomão, indicados pelos vereadores Jorge Parada e Coraucci Neto.

Dr. Oswaldo Cruz Franco, presidente do Centro Médico de Ribeirão Preto - Distrital da Associação Paulista de Medicina prestigiou o evento, para homenagear Dr. Salomão pelos relevantes serviços prestados ao longo dos anos, quando o advogado orientou e auxiliou a entidade, no sentido de estabelecer um plano jurídico para os médicos associados. “Dr. Salomão foi de suma importância ao Centro Médico, pois trabalhou com profissionalismo e ética na orientação jurídica aos associados da entidade”, salientou Dr. Franco.

''Entregar o Título de Cidadão Ribeirãopretano ao nosso querido advogado Brasil do Pinhal Pereira Salomão foi uma enorme satisfação e prazer. Com sua formação humanística e simplicidade dirige um dos maiores escritório de advocacia de Ribeirão Preto”, ressaltou o vereador Jorge Parada.

Nascido na cidade de Pinhal em 18 de novembro de 1941, hoje conhecida como Espírito Santo do Pinhal-SP, seu nome provem de uma homenagem feita pelos seus pais a sua cidade natal.

Casou-se em 29 de dezembro de 1967, com a professora Lúcia Helena Spinolo Viana, que adotou, então, o nome de Lúcia Helena Viana Salomão, onde dessa união, que já perdura por 47 anos, nasceram seus filhos Marcelo Viana Salomão e Simone Viana Salomão. Contando ainda com o carinho de seus três netos: Arthur 15 anos, João Pedro, 12 anos e Joaquim com 7 anos.

Dr. Brasil Salomão escolheu a cidade de Ribeirão Preto para chamar de sua casa no ano de 1963, quando ingressou no tradicional faculdade de direito "Laudo de Carmargo" (UNAERP), onde, com muito esforço e determinação, conciliava seu sonho de ser advogado, com o trabalho de inspetor de arrecadação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Quatro anos se passaram e após se formar com louvor, uma enorme decisão mudou os rumos da sua jornada, foi então que Dr. Brasil aceitou o desafio de trocar a segurança de um serviço público, o qual se orgulhava, para abraçar sua verdadeira vocação, a advocacia, abrindo seu próprio escritório em março de 1969, e daí em diante nunca mais parou de advogar.

A ousadia, traço marcante da personalidade do homenageado, o levou, como Coletor Estadual em Ribeirão Preto, inovando ao implantar no Estado de São Paulo, a permissão para recolhimento de tributos com cheques do Banespa. Isso porque, até então, todo pagamento era feito em dinheiro, o que implicava em grandes riscos para os Escritórios de Contabilidade, Empresários, Despachantes Policiais, bem como para a própria repartição.

Com uma carreira brilhante que se ergueu em longos 48 anos de intenso trabalho e dedicação, marcada por sua generosidade.

Dr. Brasil Salomão foi presidente do Conselho Fiscal da Fundação Theatro Pedro II, presidente do Conselho Fiscal do Botafogo Futebol Clube, (onde ainda é Conselheiro, há 18 anos), foi Patrono da Feira do Livro de 2013, recebeu a medalha Comemorativa dos 125 anos da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, e também foi agraciado com o título de cidadão São Carlense.

É co-autor dos livros: Direito Tributário Cooperativo - MP Editora - 2008; Imposto Sobre Serviços/ Homenagem ao Professor Alcides Jorge Costa - Editora IASP - 2014, além de inúmeros outros artigos. E durante 12 anos, escreveu semanalmente, sempre aos domingos, para o Jornal "O Diário", de Ribeirão Preto.