Centro Médico de Ribeirão Preto

Cardiologista renomado, Profº Dr. João José Carneiro faleceu vítima do COVID-19


Na manhã da última sexta-feira, dia 17 de julho, faleceu em Ribeirão Preto, o renomado cardiologista Profº Dr. João José Carneiro, vítima de Covid-19, aos 78 anos. O médico estava hospitalizado há 28 dias no Hospital da Unimed e seu quadro era considerado grave desde o início da internação, ficando a maior parte do tempo entubado.

Da turma de Medicina de 1965, da Faculdade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRPUSP, o Profº Dr. João José Carneiro era conhecido nacionalmente. Foi professor titular de cirurgia torácica e cardiovascular da FMRPUSP, considerado uma referência na área.

 

NOTAS DE PESAR

 

O presidente do Centro Médico de Ribeirão Preto, Distrital da Associação Paulista de Medicina, Dr. Oswaldo Cruz Franco, declarou o sentimento de perda do médico: “é com imenso pesar, que lamentamos a morte do Profº Dr. João José Carneiro, profissional excepcional, exemplo de dedicação à Medicina e principalmente aos pacientes e colegas profissionais”, declarou.

     O secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Scarpelini, também lamentou o falecimento: "é com grande pesar e tristeza que recebemos a notícia do falecimento do professor João José Carneiro, Professor Titular de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. Dr. Carneiro contribuiu muito para o avanço da medicina e na formação de gerações de profissionais. Será lembrado, por todos nós da Secretaria Municipal da Saúde, com muito carinho, saudade e respeito", enfatizou Scarpelini.

Já a Unimed publicou nota: "com profunda tristeza vimos prestar nossas sinceras homenagens ao Prof. Dr. João José Carneiro, seus familiares e amigos. Com uma trajetória notável na sua carreira de médico e como professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, o Prof. Carneiro deixa um inestimável legado de dedicação e amor aos seus pacientes. Foi por quase 20 anos médico cooperado da Unimed Ribeirão Preto e deixará na cooperativa muitos amigos e saudosos colegas. Seu legado permanecerá! Que Deus conforte todos pela sua falta.” 

O Prof. Dr. João José Carneiro também atuou no Grupo São Lucas, que emitiu nota:  "é com grande pesar e tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Profº Dr. João José Carneiro, Professor Titular de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e membro do corpo clínico do Hospital São Lucas. O Dr. Carneiro contribuiu muito para o avanço da medicina e na formação de gerações de profissionais. Será lembrado, por todos nós, do Grupo São Lucas com muito carinho, saudade e respeito", destacou a empresa.

O médico recebeu também homenagem da administração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP: “o Hospital das   Clínicas da FMRPUSP  comunica a todos, com muito pesar, o falecimento do Profº Dr. João José Carneiro, Professor Titular aposentado do Departamento  de Cirurgia e Anatomia da FMRPUSP que, por mais de quarenta anos, dedicou sua vida profissional aos pacientes do Hospital, trabalhando, incansavelmente, na assistência à saúde e na formação de médico residentes e demais profissionais da saúde.

   Fica aqui a nossa singela homenagem ao Dr. Carneiro, muito querido pelos pacientes e pelos funcionários, pelo exemplo de dedicação e de amor ao próximo”.