Centro Médico de Ribeirão Preto

ECIP, Encontro de Cancerologia e Simpósio de Mastologia reúnem referências da oncologia do Brasil, de 26 a 28 de março, em São José do Rio Preto (SP)


    O IV ECIP, Encontro de Cancerologia do Interior Paulista, credenciado como um dos três maiores eventos de oncologia do Brasil, acontece, de 26 a 28 de março, em São José do Rio Preto, e está com as inscrições abertas em seu site. Esta condição reflete-se no número impressionante de congressistas – 1.500 previstos – e na presença como palestrantes de alguns dos maiores nomes da especialidade no país, como Antônio Carlos Buzaid, Carlos Barrios e médico Fernando Cotait Maluf e, como convidado internacional, Gilberto Lopes. Em paralelo ao ECIP, ocorre o X Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária.
   Os eventos serão realizados no Centro de Convenções da Famerp – Faculdade de Medicina de Rio Preto, ligada a um dos maiores complexos hospitalares do Brasil, formado pelo Hospital de Base (HB), Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Instituto de Reabilitação Lucy Montoro e outras unidades.
   A excelência dos palestrantes, a possibilidade de intensa troca de experiências e conhecimento, a infraestrutura do evento e o fato de ser organizado e acontecer no complexo HB-HCM, referência no país, fez com que o ECIP crescesse rapidamente. O total de participantes saltou de 153, na primeira edição, para 719, na segunda, e 967, ano passado.
   “Desde a primeira edição, buscamos oferecer aos congressistas o que há de mais atual e relevante na oncologia, apresentado por renomados convidados nacionais e internacionais. E a cada ano, inovamos e procuramos fazer melhor. Felizmente, nossos colegas de todo o país constataram e o número de participantes só aumenta”, afirma a oncologista Káthia Abdalla, coordenadora do IV ECIP, ao lado do oncologista João Daniel Guedes.
   Divididos em módulos, os temas do Encontro e do Simpósio envolvem praticamente todo o universo da oncologia. Como nos anos anteriores, haverá módulos de cardio-oncologia, princípios em oncologia, pesquisa clínica na especialidade, ginecologia, tumores raros, gastrointestinal, cabeça e pescoço, pulmão, mama, geniturinário.
   Esta quarta edição traz como novidades os módulos de hematologia / transplante de medula óssea (TMO), de melanoma, sarcoma e tumores raros e o de cuidados paliativos em oncologia. O IV ECIP e o X Simpósio darão também atenção especial aos outros profissionais de saúde que atuam ao lado do médico no atendimento aos pacientes. Para eles, será realizado o módulo multidisciplinar.
   “Profissionais de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais terão seu espaço também, pois entendemos ser imprescindível que estejam conosco neste evento, trazendo seu olhar e experiências, extremamente relevantes”, disse Dr. João Daniel.
   Para comportar esta agenda maior, o IV ECIP inicia os trabalhos na manhã de quinta-feira, 26, em vez da tarde, como ocorreu nas edições anteriores.
   Todas as informações sobre o IV ECIP e o X Simpósio, inclusive em relação às inscrições, estão à disposição no site www.ecip.com.br.


Palestrantes são referências nacionais e internacionais


Entre os palestrantes do IV ECIP e X Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária destacam-se:

- convidado internacional: Dr. Gilberto Lopes, médico oncologista e diretor associado de Oncologia Global, da University of Miami Health System (EUA);

- Dr. Antônio Carlos Buzaid, diretor geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Morais da BP de São Paulo e membro do comitê gestor do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein;

- Dr. Carlos Barrios, oncologista e gestor do Hospital do Câncer Mãe de Deus e Diretor do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG);

- Dr. Fernando Cotait Maluf, membro gestor do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein, membro do Comitê Executivo do Latin American Cooperative Oncology Group, chefe do Departamento de Oncologia do Hospital Santa Lucia, em Brasília, e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Dr. Antônio Carlos Buzaid