Centro Médico de Ribeirão Preto

Em videoconferência prefeitos se reúnem para defender isolamento social nos municípios da Região Metropolitana de Ribeirão Preto


   Na manhã desta terça-feira, 7 de abril, o prefeito Duarte Nogueira participou de reunião por videoconferência com prefeitos da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, convocada pelo prefeito de Cravinhos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMRP, José Carlos Carrascosa dos Santos, e defendeu a manutenção das regras de isolamento social adotadas pelo governo do Estado de São Paulo até o dia 22 de abril.
   “Aqui em Ribeirão, publicamos ontem o decreto de prorrogação, que segue a mesma data do governo do Estado, mesmo porque um decreto municipal, pelas leis brasileiras, não pode ser menos restritivo que um decreto estadual. Além disso, esse período das próximas duas semanas é fundamental para conter o avanço do contágio e preservar vidas. A possibilidade de incremento de contágio é real, é fato científico, já aconteceu em outros países e estamos tendo uma oportunidade de evitar essa bola de neve em nossas cidades. Aqui em Ribeirão, vamos manter essa firmeza”, defendeu o chefe do Executivo.
   A manifestação de Nogueira orientou os demais municípios que compõem a RMRP, mesmo diante da pressão enfrentada pela retomada de atividades comerciais, principalmente, nas cidades de pequeno porte.
   “Não podemos relaxar nenhuma regra. A Polícia Militar, inclusive, vai fazer cumprir as decisões do governo estadual de forma estendida a todos os municípios paulistas. Desde a última sexta-feira (3 de abril), a Sociedade  Brasileira de Infectologia orienta o uso de máscaras pela população para conter o avanço do contágio. Vamos aproveitar os próximos quinze dias para reforçar essa prática, cultivar esse hábito na população, pois o uso de máscara pode facilitar o relaxamento cadenciado das restrições e a volta das atividades econômicas no momento oportuno”
, orientou o prefeito de Ribeirão Preto.
    Cientes da responsabilidade frente à preservação de vidas, que passa necessariamente pelo reforço da estrutura dos sistemas de saúde de cada cidade, o qual demanda tempo para a aquisição e recebimento de equipamentos e insumos, o conjunto de prefeitos apoiou as regras de restrição que mantêm o isolamento social na região e em todo o estado.
  “Quanto mais sinérgicas e harmônicas forem nossas decisões, tomadas de maneira conjunta, mais fácil será enfrentar o dia a dia dos nossos municípios”, concluiu Nogueira.
   Também participaram da videoconferência o vice-prefeito de Sertãozinho, Nilton César Teixeira - Niltinho, e os prefeitos de Pradópolis, Silvio Buchera; Santa Cruz da Esperança, Dimar de Brito; Luiz Antônio, Gabriel Rosatti; Guariba, Francisco Dias Mançano Junior; Santa Rosa de Viterbo, Nando Gasperini; Pitangueiras, Marcos Aurélio Soriano, e São Simão, Marcos Bonagamba. (Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal da Saúde)