Centro Médico de Ribeirão Preto

Mapa covid: mais de 17 mil pessoas já tiveram covid-19 em Ribeirão


O dado preliminar foi constatado em mapeamento da covid-19 em Ribeirão Preto, realizado por pesquisadores do Hospital das Clínicas

 

 

Ao todo, 17,5 mil pessoas em Ribeirão Preto já contraíram o novo coronavírus (covid-19). Isso é o que revela o resultado preliminar da segunda fase do mapeamento da covid-19 realizada por pesquisadores do HC-RP (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto) e da secretaria municipal da Saúde entre os dias 11 e 13 de junho.  
A prevalência constatada pela pesquisa por amostragem é de 2,5% da população de Ribeirão Preto. Isso quer dizer que essa parcela da população já foi infectada pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia. No estudo, foram realizados testes da covid-19 em mais de 700 pessoas, em todas as regiões e classes sociais da cidade.    
Os dados apontam que a dimensão da doença em Ribeirão Preto dobrou em seis semanas (na primeira fase do estudo, foi diagnosticada prevalência de 1,25% de pessoas infectadas, ou seja, na ocasião, mais de 8 mil pessoas já haviam sido contaminadas pelo vírus).   
Para o coordenador do estudo, o médico Fernando Belíssimo, a constatação é positiva, já que ele lembra que em outras regiões do país, foi notado que o número de infectados pelo novo coronavírus dobrou em até duas semanas.  
"Aqui nós vimos que esse número dobrou em seis semanas. Indica uma velocidade muito lenta da progressão da doença no município, o que é positivo. Por outro lado, é desafiador, porque a gente ainda tem um contingente enorme de pessoas suscetível a doença", afirma o médico.  
De acordo com o especialista, é preciso manter o esforço preventivo para que a doença não exploda.  
Como o resultado ainda é preliminar, poder haver alterações. Isso porque, segundo Belíssimo alguns pacientes estão passando por novos exames e os pesquisadores ainda pretendem analisar amostras de pacientes que não foram encontrados para coleta de material na segunda fase do estudo.  

Casos registrados - Até a última terça-feira (16), Ribeirão Preto havia registrado, através de exames, 2.941 casos de pacientes com a covid-19. Além disso, 2.009 pessoas ainda aguardavam pelo resultado de exames para saber se estavam infectadas pelo novo coronavírus.  
Na cidade, já foram constatadas 85 mortes em decorrência da doença. As vítimas tinham idades entre 31 e 95 anos. (A Cidade On)