Centro Médico de Ribeirão Preto

Prefeitura anuncia regras para retomada parcial de atividades econômicas


 


Restrição de horários, taxa de ocupação dos estabelecimentos, distanciamento entre pessoas, uso de máscaras faciais e regras de higiene pessoal devem ser observados

   No final da manhã desta quinta-feira, 28 de maio, o prefeito Duarte Nogueira anunciou regras para a retomada consciente de atividades econômicas em Ribeirão Preto a partir da próxima segunda-feira, 1º de junho. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, concedida ao lado do secretário de Saúde e coordenador do Comitê de Técnico de Contingenciamento, Dr. Sandro Scarpelini, e do representante do Grupo de Transição e Retomada pós COVID-19, Antonio Daas Abboud.
  “Com as medidas apresentadas pelo governo do estado de São Paulo, poderemos retomar as seguintes atividades econômicas: imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping centers, baseado em dois critérios básicos, que são a capacidade do nosso sistema de saúde, considerando a taxa de ocupação de leitos de UTI e a quantidade de leitos para cada 100 mil habitantes, além dos índices de controle da pandemia, como o número de casos, transmissão e número de óbitos”, iniciou o prefeito.
  A retomada das atividades econômicas deverá seguir uma série de restrições, de modo que os critérios básicos que permitiram a reabertura sejam mantidos em níveis favoráveis no município.
  “Teremos restrição de horários e de percentual de taxa de ocupação. Basicamente, o comércio em geral funcionará de segunda a sábado, das 10h às 18h, restringido o funcionamento no domingo. Nos shopping centers, o funcionamento será de terça a sábado, do meio-dia às 20h, limitada em 35% a ocupação das vagas de estacionamento, ou seja, para cada três vagas, duas ficam vazias e uma ocupada. A taxa de ocupação dos estabelecimentos deve ser de 35% do que está previsto no alvará. Os horários foram assim definidos para que não haja sobrecarga nos transportes, sejam individuais ou coletivos, de modo a evitar aglomeração e trânsito”, explicou Nogueira.
  Após as orientações do prefeito para a retomada consciente das atividades econômicas, o secretário da Saúde reforçou que os cuidados com a propagação da doença devem ser redobrados, sob pena de o município retroceder de fase.
  “A epidemia não vai parar agora, não vai acabar agora, a contaminação vai continuar acontecendo, o que queremos é que isso aconteça aos poucos, por isso a colaboração da população e a sua conscientização são tão importantes. As pessoas dos grupos de risco continuam com a mesma orientação de permanecer em isolamento, mas esta é uma maneira de permitir que a economia funcione, mantendo todas as regras anteriores. Se começar a aumentar o número de casos e comprometer nossa capacidade de assistência à saúde, vamos precisar retornar a passos anteriores”, disse Sandro Scarpelini.
  De acordo com o plano de retomada elaborado pelo governo estadual, que dividiu os municípios paulistas por faixas de cores conforme a estrutura de saúde disponível e a evolução da pandemia, Ribeirão Preto encontra-se no setor alaranjado e ainda pode evoluir para o amarelo (quando será permitida a retomada consciente de bares, restaurantes e salões de beleza) e, depois, para o verde (que permitirá a retomada das academias esportivas).
  O conjunto de regras para a retomada econômica no município, com definição dos níveis de restrição das atividades e detalhamento dos protocolos de higiene e orientações sanitárias, será finalizado após publicação das diretivas do governo estadual, o que deve ocorrer ainda nesta quinta-feira. A regulamentação será feita, então, por decretos municipais, com publicação no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, dia 29. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto)

Confira os novos horários de funcionamento para o período de restrições:

Comércio em geral:
Segunda a sexta-feira: 10h às 18h
Sábado: 10h às 15h

Shopping centers:
Terça a sábado, das 12h às 20h.

Concessionárias:
Segunda a sexta-feira: 10h às 18h
Sábado: 10h às 15h