Secretário da Saúde apresenta projeto do AME ao Centro Médico de Ribeirão - Distrital da Associação Paulista de Medicina


O Secretário Municipal da Saúde, Dr. Sandro Scarpelini, apresentou no último dia 21 de junho, o projeto de implantação do AME Regional (Ambulatório Médico de Especialidades), onde atualmente funciona a UBDS Central,  para diretoria e associados do Centro Médico de Ribeirão Preto, Distrital da Associação Paulista de Medicina.
Durante a explanação o secretário apresentou números de filas de espera para consultas e atendimento em especialidades médicas que chegam, em alguns casos, a quase três anos, e explicou os benefícios que a implantação do AME nas dependências da UBDS Central trará à população da cidade, como a  realização de consultas com especialistas, pequenas cirurgias e exames diagnósticos, criando uma rede de referência com alta resolutividade, com modernos equipamentos que oferecem consultas, exames e em alguns casos cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez aos diagnósticos e tratamento dos pacientes. O investimento e custeio do AME será em torno de R$ 20 milhões por ano, que segundo o secretário será de responsabilidade pelo governo do Estado.
Scarpelini apresentou números que comprovam, nos últimos anos, o grande crescimento no pronto atendimento, que acaba estrangulando os hospitais e unidades de saúde da cidade.
O secretário  explicou ainda que a estrutura do AME atenderá 25 especialidades médicas. A estimativa é fazer oito mil consultas médicas e três mil consultas não médicas (dentistas, atendimento em enfermagem, entre outros) por mês, 200 cirurgias ambulatoriais mensais e realizar mais de 22 mil exames por mês.
O secretário da Saúde avalia a reunião como positiva. “Todos gostaram muito do projeto. Quando apresentamos números e as soluções que a implantação do AME trará no atendimento em saúde, muda a concepção".
“A diretoria do Centro Medico de Ribeirão Preto apoia integralmente o projeto do secretário da Saúde para instalação dos AMEs em Ribeirão Preto", disse o presidente do Centro Médico de Ribeirão Preto e ex-secretário da saúde, Dr. Oswaldo Cruz Franco.