Institucional


HISTÓRICO E ESTRUTURA DA SEDE  - O Centro Médico de Ribeirão Preto, Regional da Associação Paulista de Medicina (APM),  tradicional Instituição fundada em 25 de abril de 1934, é reconhecida como órgão de utilidade pública municipal (Lei nº 147 de 04/07/1950), estadual (Lei nº 8.621 de 11/01/1965 publicada em 13/01/1965) e inscrita no Conselho Nacional de Serviço Social (Processo nº 23002.003.441/90-41 - Seção realizada em 18/02/1991). O Centro Médico de Ribeirão Preto é reconhecido como Sociedade Civil de duração ilimitada, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Ribeirão Preto, à Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1275. Está instalado em um terreno de 9.002,47 m2, que foi doado pela Prefeitura ao Centro Médico e a APM, para a construção da sede, que atualmente ocupa uma área de 2.085,30 m2 e demais dependências 5.923,78m2.

A entidade congrega médicos de Ribeirão Preto e das cidades de Batatais, Brodowski, Cajuru, Cravinhos, Jardinópolis, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Pradópolis, Pontal, Dumont, Pitangueiras, Sta. Rita do Passa Quatro, Barrinha e Altinópolis. 

O Centro Médico e a APM compartilham a mesma sede, trabalhando lado a lado com o objetivos comuns e de forma harmoniosa, no intuito de prestar os melhores serviços, oferecendo assim atividades culturais, sociais, de lazer e esportivas, além de defender os direitos da classe, em iniciativas e ações conjuntas em prol dos médicos da região.

ESTRUTURA ACADÊMICA - Os médicos associados ao Centro Médico, contam com diversos benefícios. A sede possui auditório com capacidade para 115 pessoas, 2 salas de aula, com 40 e outra com 60 lugares, climatizada, com multimídia, computador e som, propiciando recursos audio-visuais, retro-projetor, entre outros equipamentos.

O Museu da Medicina, criado pelo Centro Médico em 2000, que  disponibiliza aos visitantes um riquíssimo acervo histórico com documentos, fotos, instrumentais e aparelhos médicos antigos, inaugurou seu novo prédio em outubro de 2014, com uma área acima do dobro do antigo espaço, com um pé direito maior, o que proporciona maior iluminação ao ambiente e conforto térmico para a manutenção dos objetos do museu.


ESTRUTURA ESPORTIVA - O poliesportivo possui 3 quadras de tênis, 1 quadra de futsal e voleibol, campo de futebol com grama natural, piscina de adulto com cachoeira e piscina infantil. Há também salas para a prática de artes marciais, como Karatê,Tai Chi Chuan e dança. 

Os professores estão desenvolvendo projetos específicos para condicionamento físico por faixa etária, incluindo caminhadas e hidroginástica, como parte do projeto principal que visa a manutenção da saúde e bem estar do médico.

A academia de ginástica é outro benefício do associado, com um quadro de professores altamente capacitados para o acompanhamento em todas as modalidades.

ESTRUTURA SOCIAL - Em sua sede, os associados podem ainda usufruir do salão social, infra-estruturado para recepcionar eventos de confraternização em geral, como, por exemplo, jantares, coquetéis, encontros científicos, workshops, possuindo ainda pista de dança, com capacidade para 300 pessoas, além de outra área para churrasco.

É meta constante do Centro Médico exercer a representação da classe médica dignamente, para isso a diretoria está sempre presente às reuniões relativas aos direitos da categoria, lutando por uma melhor remuneração. Os objetivos do dia a dia são promover ações para melhorar as condições de trabalho, o reconhecimento profissional, pagamento de salários em dia, buscando interceder junto às autoridades quando as negociações de valores estão abaixo do satisfatório, além de todo o trabalho pela valorização do médico junto aos municípios onde ele atua e realizar as benfeitorias na sede do Centro Médico.

Em seus 82 anos de existência, o Centro Médico é referência como associação de classe, reunindo um número expressivo de profissionais da medicina como associados, que podem contar como uma entidade que lhes proporciona um ampla estrutura sócio-esportiva, como poucas no Estado. A tradição de sua excelência em promover a vivência da medicina em Ribeirão Preto e região, atrai novos sócios,  envolvendo cada vez mais a participação dos profissionais médicos da região.