Museu


O novo prédio do Museu da Medicina do Centro Médico de Ribeirão Preto, foi inaugurado em outubro de 2014, com uma área acima do dobro do antigo espaço, possuindo um pé direito superior, o que proporciona maior iluminação ao ambiente e conforto térmico para a manutenção dos objetos do museu.  A obra tem estrutura metálica que  confere leveza ao empreendimento,  fechamento em vidro, o que traz luminosidade e divisórias em drya wall, o que possibilita adaptação da área no passar do tempo. Além dos itens anteriores, a edificação é totalmente acessível a qualquer portador de necessidades especiais.

HISTÓRIA - Entre as atividades do Centro de Estudos Dr. Waldemar B. Pessoa, do Hospital São Francisco havia uma Biblioteca Médica Histórica, com livros antigos que cuidadosamente foram guardados desde Janeiro de 1959.  Além de livros, muitos instrumentais e objetos ligados a médicos e a medicina foram armazenados ao longo do tempo. "A partir dos anos sessenta, iniciamos uma atividade paralela, a especialidade de Coloproctologia, que facilitava muito a Comunicação Áudio Visual, denominada de Arts Médica como, por exemplo, desenho, escultura e fotografia na área de Biologia/Medicina, o que muito nos ajudava na comunicação dos trabalhos, em cursos e congressos médicos. No Centro de Estudos, desenvolvemos principalmente a representação tridimensional dos fenômenos e estruturas anatômicas e patológicas, denominado Esculturas Médicas, como o nosso Museu Didático. Esta atividade gerou um enorme conjunto de peças principalmente de Morfologia e Embriologia do Aparelho Digestivo entre outros.  Este conjunto de peças foi transferido para o Centro Médico de Ribeirão Preto - Regional da Associação Paulista de Medicina, juntamente com nossa Biblioteca Histórica, com um acervo de mais de 300 volumes e todos os equipamentos antigos que havíamos reunido.Tudo isto tornou-se a semente do nosso atual Museu", relata Dr. Célio Ronchini Lima, diretor e fundador do Museu do Centro Médico.
O Museu da Medicina do Centro Médico de Ribeirão Preto foi inaugurado em abril do ano 2000  e seu acervo está organizado em quatro categorias:
A) Objetos, documentos, fotos e filmes, clichês, reproduções, desenhos, pinturas, esculturas, modelismo biológico, modelismo anatômico, humor, caricaturas, músicas, todos com alguma conotação médica ou biológica. Atualmente esta categoria conta com 191 itens.
B) Livros de Medicina e Ciências Biológicas, trabalhos publicados, obras literárias de autores médicos publicados há mais de cem anos e alguns em exposição permanente.
C) Instrumental, equipamentos, aparelhos médicos ou ligados à área médica, próteses e órteses e outros recursos usados em medicina. Medicamentos e substâncias utilizadas em medicina principalmente de valor histórico. Esta categoria tem doze modalidades, algumas relacionadas a mais de uma especialidade médica e conta com 776 itens no acervo atual, alguns com até vinte peças.
D) Todo material relacionado à medicina ou médicos, de interesse para as finalidades do museu, mas que não se enquadre nas três categorias anteriores. Há quatro itens nela catalogados.
“São bem-vindas novas doações em todas as categorias (exceto livros). Visitas podem ser agendadas pelo telefone 3623 -1656”, informa Dr. Célio Ronchini Lima.

Fotos do museu

thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb
thumb