Centro Médico de Ribeirão Preto

Curso de Especialização: ACUPUNTURA MÉDICA


A nova Turma do Curso de Especialização de Acupuntura Médica terá início em 08 e 09 de Junho de 2019 no Centro Médico de Ribeirão Preto (Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1275). As aulas teóricas acontecem no segundo final de semana de cada mês, aos sábados (8h às 18h) e domingos (8h às 12h). As aulas práticas são ministradas todas as sextas-feiras, das 17h às 21h e são realizadas na Clínica Okino, à Rua Guimarães Passos, 573.
A duração do Curso é de 24 meses, e destinados exclusivamente a médicos de qualquer especialidade, inclusive residentes.
Segue em anexo a programação e calendário do primeiro ano de curso.

O valor atual da mensalidade é de R$ 1.250,00 (hum mil e duzentos e cinquenta reais) para médicos e residentes. Os médicos da Prefeitura de Ribeirão Preto terão desconto de 5% no valor da mensalidade.
Para maiores informações entrar em contato nos telefones: (16) 98111-9098 - Dra Liyoko ou (16) 98113-1480 Anamaria.
O objetivo do curso é habilitar médicos nos seguintes procedimentos:
  • Elaboração de diagnósticos, planos terapêuticos e padrões de avaliação utilizados pela Acupuntura dentro dos princípios prescritos pelo Departamento de Medicinas Tradicionais da Organização Mundial de Saúde - OMS, conforme reconhecimento pelo Conselho Federal Medicina - CFM e Associação Médica Brasileira - AMB;
  • Desenvolvimento de habilidades cognitivas específicas, capacitação técnica e atuação médico-profissional dentro dos critérios da metodologia científica geral e padrões éticos no campo de aplicação prática da Acupuntura;
  • Utilização da Acupuntura de forma racional, efetiva e compassiva, visando, primordialmente, o bem estar do indivíduo e da coletividade.
O Curso de Pós-Graduação em Acupunturiatria divide-se em 2 módulos, integrados e complementares, que abrangem todas as disciplinas teórico-práticas da Acupuntura - Medicina Tradicional Chinesa(MTC), com duração total de 2 anos.
Os módulos são desenvolvidos por uma metodologia dinâmica, participativa e interativa, com estudos teórico-práticos, por meio de, aulas expositivas com diálogo e interação dos professores com o corpo discente, discussão de artigos e casos clínicos.
? As aulas práticas têm o foco no treinamento nas áreas de semiologia e exame clínico, discussão diagnóstica e tratamento, onde os alunos iniciam com a observação de atendimento evoluindo ao atendimento direto a pacientes e acompanhamento de sua evolução clínica, sempre sob supervisão. Técnicas de inserção e manipulação das agulhas, localização dos pontos de Acupuntura, farão parte permanente das aulas práticas, bem como discussão de casos clínicos sob supervisão de professores e monitores.
As aulas teóricas dividem-se em 02 Módulos:

O primeiro visa proporcionar ao Médico o conhecimento dos conceitos fundamentais, dos processos de adoecimento e dos elementos básicos de propedêutica, diagnóstico e terapêutica dentro de uma linguagem específica da MTC. São apresentados os conceitos filosóficos básicos que fundamentam a noção de mundo e de homem que serviram como ponto de referência para o desenvolvimento da compreensão teórica da Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura. Após, são estudados a classificação geral dos meridianos, os elementos fisiológicos básicos, Jing, Qi, Xue (Sangue), Tin Ye e Shen (Mente), a estruturação e fisiologia dos Zang-Fu. Também são analisados os processos de adoecimento, os fatores etiológicos, a semiologia chinesa, os padrões de desarmonia que fundamentam o diagnóstico e os métodos terapêuticos.

O segundo objetiva a capacitação dos médicos acupunturistas a diagnosticar e tratar as patologias mais freqüentemente encontradas na prática profissional onde a Acupuntura tem ação eficiente. São estudadas as principais patologias da Medicina Ocidental sob o enfoque da MTC quanto à Etiopatogenia, Fisiopatologia, Diferenciação de Síndromes, Abordagem Terapêutica e Tratamento.

Por sua vez, as aulas práticas propiciam ao médico a vivência prática dos conhecimentos teóricos aprendidos, treinamento nas técnicas e procedimentos além de proporcionar a aquisição de um raciocínio diagnóstico dentro dos conceitos e linguagem preconizados pela MTC. São apresentados os principais meios utilizados na Acupuntura e seu manejo. Técnica de inserção das agulhas, localização dos pontos de Acupuntura, técnicas de interrogatório segundo a MTC, observação do paciente, exame físico, observação da língua e palpação do pulso e formulação de hipótese diagnóstica. Discussão de casos clínicos sob supervisão de professores e monitores. Discussão sobre a relação médico-paciente e aspectos éticos.
 
O Curso vai possibilitar a prática de acupuntura. Porém para obtenção do título de especialista é necessário aprovação no exame de Suficiência para obtenção do Título de Especialista em Acupuntura realizado pelo Colégio Médico de Acupuntura - CMA pelas normas estabelecidas pelo Convênio  Associação Médica Brasileira - AMB e Conselho Federal de Medicina - CFM. Para inscrição deste exame é necessário a apresentação do Certificado de Conclusão do Curso, que só é obtido após a entrega de monografia exigida ao final do Curso.
 
Peço a gentileza de nos enviar os seguintes dados:
 
Nome:
CRM:
Especialidade:
CPF:
RG:
End.:
Bairro:
CEP:
Cidade:
Tel Res. (   ) _______________ Com. (   ) ____________
Cel (  )___________
Email:
Como ficou sabendo do curso?
 
 
Colocando-nos à disposição para esclarecimentos,
 
ATT
 
Dra Liyoko Okino