Notícias

Cerimônia de abertura do XV Neurão reúne grandes nomes da Neurocirurgia

Cerimônia de abertura do XV Neurão  reúne grandes nomes da Neurocirurgia

Associação Paulista de Medicina organizou e sediou o Congresso pela segunda vez

   A Associação dos Neurocirurgiões do Estado de São Paulo (Sonesp) deu início, na última sexta-feira, 14 de novembro, à 15ª edição do Neurão, tradicional Congresso da entidade, que promove atualização científica e aprimoramento contínuo dos neurocirurgiões e residentes da especialidade. O evento foi organizado e sediado na Associação Paulista de Medicina e agregou notáveis personalidades da Neurocirurgia.
   O presidente da Sonesp, Dr. Jean de Oliveira, aproveitou a cerimônia de abertura para realizar uma série de agradecimentos a todo o grupo de pessoas que juntaram esforços para fazer o Congresso acontecer com sucesso. “Sabemos que as sociedades de especialidades estão tendo cada vez mais dificuldades para se manterem vivas, mas temos conseguido. Hoje é um dia de celebrar, a casa está cheia, é um evento que está além das nossas expectativas, nós trabalhamos muito para que isso acontecesse e estamos muito felizes. Por isso, quero agradecer e celebrar esta noite com todos vocês.”
   O presidente da APM, Dr. Antonio José Gonçalves, salientou que a instituição é a casa do médico e tem como obrigação acolher os profissionais e disponibilizar a sua infraestrutura para eventos deste porte. “Temos procurado fazer uma política de prestígio das sociedades de especialidades e, mais do que nunca, precisamos da união da classe médica. Precisamos valorizar o título de especialista e as sociedades de especialidades e temos que batalhar para que possamos manter a formação médica de excelência no nosso País e, com isso, levar assistência adequada à população. A APM se sente muito orgulhosa de organizar e sediar o Neurão, é uma satisfação muito grande e espero que seja um evento muito proveitoso”, manifestou.
   Dr. Luis Alencar Borba, membro da Comissão Científica da Sonesp, reforçou para os congressistas que é por meio da dedicação à Neurocirurgia e à Medicina que eles mudarão o futuro e farão a diferença. “Eu tenho esperança de que apesar dessa procriação das faculdades de Medicina pelo Brasil, por trás de pessoas que, muitas vezes, abrem uma instituição com outros interesses, ainda existem alunos dedicados. E a Neurocirurgia é isso, é dedicação e comprometimento. A Sonesp começou com grandes dificuldades, mas hoje é sólida e pujante, fazendo a especialidade brilhar em todo o mundo.”
   Segundo Dr. José Carlos Esteves Veiga, também membro da Comissão Científica da entidade, o objetivo primordial do Neurão é ser um fórum voltado à troca de conhecimentos, à atualização científica e à oportunidade de ver a Neurocirurgia na prática. “Nosso propósito é fortalecer a comunidade neurocirúrgica e o médico geral, promovendo educação continuada, integração entre os profissionais e possibilitando o reencontro de amigos e a formação de novas amizades. Precisamos repensar nossos congressos e simpósios devido à quantidade de estudantes de Medicina que chegam, temos que assessorar e ajudá-los. Aqui é a oportunidade das pessoas se instruírem e terem um ensino de qualidade, baseado em evidências.”
   Representando a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), o secretário geral da entidade, Dr. Nelson Saade, demonstrou satisfação em ver o engajamento dos participantes do Congresso. “Muito me felicita em encontrar neste auditório vários ícones da Neurocirurgia de São Paulo e do Brasil, mas mais do que isso, encontrar uma série de alunos, jovens que aproveitaram esta oportunidade que a Sonesp está trazendo. Eu vejo a garra deles em estarem aqui, aprendendo com seus mestres para que, em um futuro próximo, sejam tão brilhantes como eles e possam sucedê-los.”
   Finalizando as apresentações, Dr. Miguel Giudicissi Filho, membro do Conselho Deliberativo da Sonesp, destacou a importância de se discutir negócios no âmbito da Medicina. “Acho que a questão científica é fundamental e nós não podemos esquecer nunca, é aí que nós andamos. Mas a questão econômica também ensina e acho que nós temos que nos dedicar a criar poder econômico para combater, preservar, se proteger e se blindar das adversidades que virão.” (FONTE: APM/Fotos: Mika Photos)