Professor Dr. José Eduardo Dutra de Oliveira morre em Ribeirão Preto
A diretoria do Centro Médico lamenta profundamente o falecimento do estimado Professor Dr. José Eduardo Dutra de Oliveira, um dos grandes nomes da Medicina do Brasil, referência nacional em Nutrologia
Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Dr. José Eduardo Dutra de Oliveira, faleceu no dia 3 de novembro, aos 97 anos, em Ribeirão Preto. Foi diretor da Faculdade de Medicina - FMRP no período de 1979 a 1983 e um dos fundadores do curso de nutrologia da instituição.
Sua graduação foi em 1951, onde concluiu doutorado em Fisiologia (1957), com estágios nos Estados Unidos, México e Guatemala. Também foi bolsista da Fundação Rockfeller e do governo alemão.
O Professor Dutra, foi pioneiro e visionário na área de nutrição clínica. É autor do livro Ciências nutricionais: aprendendo a aprender, considerado referência no ensino de nutrologia no Brasil, especialidade médica que estuda e dá assistência a problemas relacionados aos nutrientes na saúde, nas doenças e no desenvolvimento e prevenção de moléstias crônicas degenerativas.
Ele foi o responsável pela introdução do ensino de nutrologia no curso médico e um dos nomes fundamentais para consolidar a área como campo científico e médico.
Autor de mais de 300 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, tornou-se referência em Nutrologia no país.
Na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, atuou como professor visitante e consultor da Food and Agriculture Organization (FAO) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Universidade da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com uma trajetória de mais de cinco décadas na academia, o professor construiu um legado duradouro na USP, especialmente na FMRP, elevando o padrão de ensino-pesquisa e ampliando o alcance social da nutrição clínica.
O professor Dutra deixa seis filhos, netos e bisnetos. A Reitoria da FMRP se solidariza com a família, em especial com sua filha Eloisa Dutra de Oliveira Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina, e com os amigos e ex-alunos do professor. (FONTE: com informações do Jornal da USP - FOTO: Vladimir Tasca)