APM promoveu primeiro fórum para discutir Residência Médica
Objetivo foi debater a formação médica e o aperfeiçoamento dos programas de especialização
A Associação Paulista de Medicina (APM), com o apoio da Comissão Estadual de Residência Médica de São Paulo (Cerem-SP), promoveu nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o I Fórum para Avaliação do Processo de Formação dos Médicos Residentes e Especialistas no Estado de São Paulo.
O evento teve como objetivo discutir a formação médica, bem como o aperfeiçoamento dos programas de residência, reunindo coordenadores, supervisores, preceptores e médicos residentes de todo o estado. Entre os temas abordados, destaque para “Processos avaliativos de programas e de médicos residentes”, “Mercado de trabalho e perspectivas para o especialista” e “Experiências exitosas na busca pela melhoria da formação médica”.
O presidente da APM, Antonio José Gonçalves, destacou a relevância do fórum e o compromisso da entidade com o fortalecimento da Residência Médica no País. “Convidamos todos os representantes dos programas de residência para este diálogo, trazendo dados concretos e experiências que contribuam para a consolidação e o aprimoramento da formação médica. Essa é uma pauta que beneficia estudantes, instituições de ensino e toda a população.”
Gonçalves ressaltou ainda a importância de construir uma política de Estado voltada à distribuição equilibrada dos programas de residência, especialmente nas regiões com maior carência de profissionais, e reforçou a necessidade de diálogo com o Governo Federal no âmbito do programa Mais Especialistas, evitando a proliferação desordenada de escolas médicas.
O presidente da APM moderou a primeira mesa-redonda, com o tema “Panorama da Residência Médica no Brasil e o Processo de Certificação de Especialistas”, que teve a participação de Fernando Tallo, diretor de Eventos da APM, 2º tesoureiro da Associação Médica Brasileira e membro da Comissão Nacional de Residência Médica, e Paulo Fernando Constancio Souza, presidente da Cerem-SP.
Na ocasião, debateram sobre dados importantes relacionados à Residência Médica no Brasil, destacando o cenário de expansão das faculdades de Medicina nos últimos dez anos e os desafios impostos ao sistema de formação médica.
“Processo Seletivo para Residência Médica e Programas de Especialização” foi tema da segunda discussão do dia, com a moderação de Paulo Souza. Participaram também o coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Antonio Carlos Weston, a mestre em Ciências da Saúde, Rosuita Fratari Bonito, o biomédico e especialista em Gestão de Serviços de Saúde, Alex Neves Pereza, e o diretor secretário geral e de Eventos da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Paulo Sérgio Serzedo. Como debatedores, contaram com o 3º conselheiro da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Leopoldo Pompeo Weber, e Fernando Tallo.
A Comissão Organizadora do fórum foi composta por Antonio José Gonçalves, Fernando Sabia Tallo e Paulo Fernando Constancio de Souza; pelo diretor de Educação Médica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo São Paulo (CBC-SP), Gerson Alves Pereira Junior; e pelo diretor Científico do CBC-SP e presidente da Comissão de Residência Médica do CBC, Ramiro Colleoni Neto.
(FONTE: APM - Fotos: Alexandre Diniz)